UPDATE: A Marca da Copa do Mundo 2014

UPDATE em 09.07.2010: Para quem ainda não viu, há algum tempo atrás escrevemos um post sobre a marca da nossa Copa (veja abaixo). Repleta de polêmica já em seu ensaio inicial, recebeu muita crítica e uma série de piadinhas.

Bem, após uma cerimônia de muita pompa e circunstância, a CBF anunciou a marca em definitivo. A apresentação oficial da marca da Copa 2014, no Brasil, uma clara referência à taça da Fifa, reanimou os internautas, que voltaram a criticar o desenho. No Twitter, o selo – a reunião de três mãos vitoriosas, juntas levantando o troféu mais famoso do mundo- está sendo comparada ao médium Chico Xavier, cuja vida foi contada em um filme antes do início do Mundial de 2010. No início de junho, as primeiras imagens da logo circularam na web e viraram motivo de piada . Nesta quinta-feira, logo após a cerimônia de lançamento, realizada no Sandton Convention Centre, em Johannesburgo, o nome do médium estava na lista dos trending topics (lista de termos mais postados) do microblog.

O que poucos sabem é que, inicialmente apresentada como sendo de autoria de um estúdio francês, a marca foi desenvolvida pela Agência África.

A FIFA colocou em seu site a seguinte justificativa:

O emblema escolhido foi “Inspiração”, criado pela agência África. O desenho deriva de uma célebre fotografia de três mãos que juntas levantam o troféu mais famoso do planeta. Além da mensagem humanista das mãos entrelaçadas, a imagem em verde e amarelo representa a acolhida generosa que o mundo receberá no país anfitrião.

Falaram do verde e amarelo…. legal, mas e o vermelho?

Reinaldo Azevedo, em seu blog, faz uma consideração e crítica muito apropriada à nova marca:

“SÍMBOLO PÕE AS MÃOS NA TAÇA ANTES DA HORA: SIMPLISTA E PREPOTENTE

O símbolo da Copa do Mundo de 2014 é ruim. No seu simplismo, reproduz nacionalismo arrogante. Três mãos, duas verdes e uma amarela, compõem e agarram, a um só tempo, a cobiçada taça. Ora, ela fica, temporariamente, com quem ganha a competição. Na condição de anfitrião, não cabe ao Brasil botar, literalmente, as mãos na taça antes da hora. Em vez de o desenho abrir as portas do país para os visitantes, fecha-se em si mesmo, como um caracol, e anuncia: “A taça já é nossa”.

Como predominam o verde e o amarelo, fica evidente que a idéia era usar as cores pátrias. Então o que faz aquele “2014″ em vermelho? Desde quando essa é uma cor nacional? Pode até ser a de um partido; do Brasil, não é. O que se fez do azul que está em nossos hinos?

Comparem o símbolo com o da Copa do Mundo da África do Sul: em vez da taça, prêmio que só cabe ao vencedor, exalta-se o esporte em si, na figura de um jogador flagrado num lance espetacular; em vez do nacionalismo bocó, a estilização do continente africano, necessariamente multicolorido, plural. O desenho é aberto, receptivo, festivo.

Um símbolo concentra sinais que evocam uma determinada realidade. Não é diferente nesse caso. O desenho escolhido tem a cara do país da bravata. E já nasce velho. Espero que o futebol, ao menos, se renove.”

Bom, gostaria que opinassem, se gostaram desta marca, o que acham dela e do fato de ter sido sim uma agência brasileira a fazê-la.

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POST ORIGINAL:


Apesar de ainda não ter sido lançada oficialmente (a divulgação só ocorre no dia 08 de julho de 2010), a marca da Copa do Mundo de 2014, que acontece no Brasil, já gera bastante polêmica. Segundo o Portal IG, que teve acesso exclusivo ao material, o design foi inspirado na própria taça do campeonato e virá em cores variadas, porém mantendo o mesmo estilo. O Portal ainda alerta que suas fontes são seguras e confiáveis e que esse protótipo acima será mesmo o logotipo de 2014, uma vez que a mesma já se encontra registrada pela FIFA no dia 29 de março deste ano no Ohmi (Escritório de Marcas e Registro de Design) da União Européia.

A criação ficou por conta do estúdio francês Richard A. Buchel, que já desenvolveu projetos para a UEFA, União das Associações Europeias de Futebol.  A contratação pela FIFA – órgão máximo do futebol mundial – de um estúdio francês para criar o design do logo causou discussão, pois sabe-se que no Brasil existem bons e competentes designers que poderiam fazer o projeto.

E você, o que achou da marca da Copa do Mundo de 2014?

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UPDATE (em 25.06.2010):

O ótimo LogoBR levanta informações muito interessantes, que coloco na íntegra aqui.

O LOGOBR tem por missão o disseminar conhecimento. Os leitores mais antigos sabem que, se vamos falar de algum assunto que está sendo muito discutido, buscamos informações relevantes, que ainda não foram ditas, para que se justifique um novo artigo sobre um assunto que deve ter sido replicado em inúmeros blogs e sites. Por isso, esse post só vem ao ar hoje, oito dias depois que começou a ser escrito.

Esse ai é o logotipo para a Copa 2014,  Brasil. Dado como furo pelo portal iG, o logo é uma alusão a três mãos que juntas formam a Taça FIFA. Somente com a imagem em preto e banco, o logo trazia o nome BRAZIL, usando “Z”. Ainda segundo o iG, ele seria usado em diversas cores. Claro, a web brasileira foi inundada por protestos. Comparações com Chico Xavier, roubalheira dos políticos e até com o ótimo projeto para a Euro 2012.

A coisa ficou mais feia algumas horas depois, quando o GloboEsporte.com divulgou o logo em cores, mas sem o nome BRAZIL. Dando a informação de que ele havia sido escolhido entre sete diferentes opções por um grupo de “notáveis”, sendo estes: o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, o secretário-executivo da FIFA, Jérôme Valcke, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bündchen e o designer Hans Donner.

Wollner se manisfestou, dizendo “ser lamentável.

Cheguei a ver semi-organizações de protestos com site e tudo mais. Blogs de design queriam lançar seus concursos para o envio de sugestões, de outro lado blog de publicidade lança seu concurso… virou um “auê“. Enqunato isso, informações importantes eram publicadas na web e poucos se davam conta disso. Tais informações foram publicadas de maneira espalhada, mas que se unidas formam inúmeras perguntas que tornam todo esse processo de “logo, escolha do logo, notáveis, Brazil e etc”, no mínimo, estranho e pouco explicado.

No dia 02 de junho, o Portal 2014 postou um artigo falando sobre o inconformismo dos designers brasileiros com o projeto. No fim do artigo cita que a ADG tinha um acordo com a FIFA para ela mesma coordenar o processo de escolha dos logos. Logo que li isso, tentei contato com a diretoria da ADG para falar mais sobre, pois, particularmente, eu nunca havia ouvido nada a respeito dessa missão da ADG e muito menos sobre um possível concurso entre escritórios brasileiros. Recebemos a seguinte resposta:

Estamos no momento aguardando um possível retorno da FIFA com mais informações para que possamos, caso contactados, dar alguma informação mas neste momento tudo que sabemos vem a ser o que tem sido circulado pela mídia e que não corresponde a informações oficiais e tem sido de uma maneira geral especulativas e incompletas.

Tudo o que temos conhecimento é relativo à uma primeira etapa do processo de seleção (informação publicada pela ADG), que foi cancelada pela FIFA e que, a partir de então, desenvolveu um novo e completo processo sem nosso conhecimento e participação, e sobre o qual não temos nenhum controle ou informação.

Caso a FIFA nos retorne com mais informações entraremos em contato.

Me enviaram junto o link onde foi publicado o processo de seleção dos escritórios. Como vocês podem ver, parece que foi um concorrência aberta. Contudo, alguém viu algum cronograma sobre o concurso ou qualquer outras informações que deixassem o processo mais transparente?

E mais: recebi a informação de alguém ligado a diretoria da ADG que, na verdade, a entidade indicou alguns top estúdios para que fizessem suas opções. Ou seja, não houve concorrência. Essa informação foi também publicada pelo portal iG, que fala sobre “agências convidadas”. Chega-se até cogitar que a CBF procurou as agências de seus patrocinadores.

Esse mesmo artigo coloca em xeque o “juri”de notáveis do logo, pois, segundo o iG, a CBF e a FIFA não confirmaram oficialmente isso. Contudo, o site especial para a Copa 2014 dentro do portal do Ministério do Turismo, publicou tudo isso.

E no último dia 10, a ADG soltou um comunicado oficial no seu site. Leia aqui.

Enquanto isso, no lustre do Castelo

Enquanto vemos essa bagunça que a FIFA fez por conta desse projeto, o Comitê Olímpico Internacional junto com o Comitê Rio 2016 dão um exemplo de transparencia em concorrências desse tipo.

Em 12 de abril, lançou o edital do concurso. Já nesse lançamento, havia todo o cronograma, regras, fases do processo e o que ia rolar em cada uma delas e até do valor que a agência vencedora iria receber. Tinha até o valor do pró-labore que as finalistas ainda irão receber para elaborarem suas propóstas. Tudo muito transparente.

Depois organizou um workshop para que fosse discutida a identidade visual dos Jogos. E ainda continua publicando sobre o processo de escolha do logo, como pudemos ver na última semana.

Um exemplo de valor dado ao design e de transparência a ser seguido. Pelo menos no que tange o processo. E não vou nem comentar a visão que o Comitê Rio 2016 teve da importância de tal projeto ser feito aqui no Brasil.

Enfim…

Não quero colocar em xeque a integridade de ninguém, nem da FIFA, da CBF, da ADG e muito menos dos designers e estúdios envolvidos nessa história. Apenas quero colocar os fatos para que todos vanhamos pensar juntos.

A FIFA faz um concurso (que parece que não foi um concurso), coloca gente pra trabalhar pra depois, inexplicavelmente, jogar todo mundo fora da jogada e sem dar explicações. Algum tempo depois, me aparece a imagem de um logo registrado na Europa (na mesma entidade em que a CBF registrou o seu) com o nome Brazil (com Z!) e 2014 + a forma do Troféu FIFA (e sem estar dentro do padrão FIFA, com aquele selo da parte inferior até a lateral direita). Era claro que isso ia dar no que deu. E as coisas estranhas não param por ai: segundo as notícias, o tal logo foi feio por um escritório francês chamado Richard A. Buchel. Você chegou ver o que o Google apresenta numa busca por esse nome? Nada! Somente as notícias sobre esse logo. Como uma empresa que trabalha pra FIFA e UEFA não tem, no mínimo, uma “home-page”? Se fosse minha empresa, eu adoraria mostrar esses trabalhos (olha o ego =). Impossível não é, mas é um pouco estranho. No Pipl, que é uma espécie de Google de pessoas, eu achei esse nome, e junto dele uma tag interessante: “FIFA Marketing”.

Antes de falarmos da marca em si, sobre seu design e etc., fiz questão de correr atrás dessas informações pois… está tudo muito esquisito. E ao que tudo indica, somente no dia 08 de julho, data do lançamento oficial da Copa 2014, saberemos qual é a real (e quais são as especulações, que não devem ser poucas).

E vocês, o que acham disso tudo?

Fontes: iG | GloboEsporte.com | Portal 2014 | ADG

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Update
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Nessa semana, uma fonte do LOGOBR que participou num dos projetos feitos aqui no Brasil para a FIFA (e que foram rejeitados), nos enviou uma imagem do briefing original, passado pela FIFA. Dá uma olhada.

Perceberam algo?
O logotipo que é (supostamente) o de 2014 não está de acordo com que o briefing pede. Falta o lettering inferior.

Isso pode colocar em xeque a tal imagem que está rolando por ai, não? Ou mesmo mostrar a falta de coerência da FIFA e provar que toda essa coisa de trazer a criação do logotipo aqui pro Brasil foi só história pra boi dormir.

Mais perguntas…

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6 Responses to “UPDATE: A Marca da Copa do Mundo 2014”

  1. Fiquei decepcionada com a finalização, achei pouco criativa, mas lamento ainda mais que, mais uma vez tenham dado um job a um escritório de fora, já que temos tantos designers excelentes aqui mesmo na terrinha brasileira.

  2. Tudo é lamentável meu amigo. Paíszinho de merda esse que a gente vive. Mas meu pai sempre me falou: Meu filho, leve na sacanagem… só assim mesmo…

    O processo de seleção dos escritórios para Rio 2016 foi uma putada muito semelhante. Só quem participou para saber…
    Resultado: Uma empresa que projeta plástico ganha o que eles chamam de “concorrência”, onde os concorrentes são formados simplesmente pela segunda divisão CANSADA do Design brasileiro.

    Pega a lista dos selecionados, veja os portfolios (alguns nem site tem) e depois me fala… kkkkkkk !! Toda vez que me lembro disso tenho vontade de rir !

    E por aí vamos…

    Grande abraço !

    Parabéns pelo Blog !

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  1. Em tempo de Copa… [2] | Guia sobre Design - 11. jun, 2010

    [...] o fim da Copa 2006, muitos dizem que não gostaram por diversas razões. Algo semelhante ao que já acontece por aqui.  Então, um grupo formado por esses caras criou o site NotThe2010Logo.co.za  onde se pode ler o [...]

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    [...] http://www.guiasobredesign.com.br/?p=409 [...]

  3. tyrone - 29. jul, 2014

    [email protected]” rel=”nofollow”>.…

    ñïñ çà èíôó!!…