Brahma deve mudar latas para a cor vermelha
Por que a lata da Brahma é branca? Essa é a pergunta do teaser lançado no último dia 6 pela agência Africa, a mesma que criou o polêmico logotipo da Copa 2014.
Nos filmes, apresentados na televisão e também em virais disseminados pela web, um repórter vai às ruas e questiona as pessoas sobre a razão da coloração branca da latinha da Brahma, sendo que o logotipo é vermelho, o caminhão que transporta a cerveja é vermelho e a embalagem que protege as latinhas também é vermelho.
A ação antecede a mudança de cor pela qual a embalagem da Brahma deverá passar em breve. De branca, passa a ser vermelha.
No YouTube, além do filme que lançou o teaser, a marca tem postado diversos vídeos e intervenções do suposto repórter, que faz a pergunta repetidamente. No Twitter e no Facebook, a Brahma também faz alarde sobre o motivo da cor branca da latinha.
A marca não se pronuncia sobre a campanha, nem confirma oficialmente o novo visual da cerveja, mas antecipa que a revelação acontecerá no início desta semana (19 a 24 de julho). A mudança pode ser uma estratégia da Brahma para ter suas latas em destaque nas prateleiras, quando vistas ao lado das latas brancas de concorrentes.
E fazer frente aos concorrentes é uma questão para a qual não se mede esforços quando tratamos da mais do que centerária marca. Recentemente, o torcedor que assistiu aos jogos da Copa do Mundo deve ter percebido que havia placas de publicidade da Brahma e da Seara espalhadas pelos estádios da África do Sul. Pela primeira vez, duas marcas brasileiras disputam espaço na Copa com gigantes mundiais como Coca-Cola, a fabricante de lubrificantes automotivos Castrol, a rede de fast food McDonald’s, a montadora Hyundai e a empresa de pneus Continental.
Seara e marcas locais do Grupo Marfrig, como Paty (Argentina), Moy Park (Europa) e Pemmican (EUA) tornam-se mais fortes regionalmente e em todo o mundo [com o evento]. Já a Brahma está nas arquibancadas da África por causa da fusão entre a cervejaria belgo-brasileira InBev e a americana Anheuser-Busch, fabricante da Budweiser – antes carro-chefe da publicidade da empresa no futebol. Com o negócio, a corporação explica, em nota, que suas marcas ficam mais evidentes quando joga a seleção do país onde tem presença de mercado mais forte.
Ou seja, a marca Brahma aparecia de forma mais intensa em jogos do Brasil. – Quando assistir aos jogos, [o telespectador] poderá ver outras marcas como a [cerveja] Quilmes, que também é da InBev, nas partidas da Argentina [onde é mais forte], por exemplo. Sinal de que a economia brasileira realmente se mostra em alta.
Bem, mas mudando o rumo desse post, enquanto aguardamos o que será feito na marca, vamos a um pouco de história:
1914
● Registrada a MALZBIER BRAHMA, uma cerveja escura e encorpada, que seria lançada oficialmente no mercado em 1918 com o slogan “saborosa e nutriente, recomendada especialmente às senhoras que amamentam”.
1943
● Lançamento da BRAHMA EXTRA, uma cerveja com extrato forte e encorpado. Os anúncios da época definiam bem as características da nova cerveja: “Extra no sabor… Extra na qualidade… Extra nos ingredientes… Cerveja Brahma Extra, em garrafas ou garrafas”.
1968
● Inauguração da sua Estação Experimental de Cevada no Rio Grande do Sul para testar as novas variedades de cevada cervejeira e estudar suas adaptações ao solo e clima da região.
1989
● Lançamento da cerveja BRAHMA em latas de alumínio.
1993
● Lançamento da BRAHMA em embalagem long neck e da tampa twist que dispensa o uso do baridor.
1995
● Lançamento da BRAHMA BOCK, cerveja extremamente forte para ser consumida somente no período de inverno.
1996
● Lançamento da cerveja MALZBIER em embalagem long neck.
1998
● Lançamento da cerveja BRAHMA EXTRA em embalagem long neck de 355ml.
1999
● Em comemoração à chegada do novo milênio, a BRAHMA CHOPP é lançada em embalagem comemorativa que lembrava as garrafas de Champanhe.
2000
● Lançamento das embalagens termossensíveis da BRAHMA, que indicam se a cerveja está gelada no ponto certo para o consumo.
2002
● Lançamento do BRAHMA CHOPP EXPRESS, um serviço de entrega em domicílio da bebida (barril de 12.5 litros) e do equipamento.
2003
● Relançamento da BRAHMA LIGHT, uma cerveja leve tipo Pilsen, com baixo teor alcoólico e muito saborosa, com o slogan “Calorias de menos, gostosa demais”.
● Desenvolvimento, para ser instalado em corredores de shoppings, lojas e supermercados; e lançamento, em abril, do QUIOSQUE CHOPP BRAHMA, sendo a primeira empresa a investir em franquias de chope.
2004
● Lançamento da BRAHMA LIBER, cerveja sem álcool.
● Lançamento da BRAHMA EXTRA em lata.
2005
● Lançamento da primeira loja BRAHMA CHOPP EXPRESS, uma espécie de showrrom (com muitos produtos BRAHMA) permitindo que os consumidores apreciem o chope, nas condições ideais, em domicílio, além de montagens de choperias para eventos e churrascos. Atualmente existem 12 lojas.
2006
● Revolucionou o mercado com a introdução do BRAHMA BLACK, um chope escuro com características inéditas no país: um líquido muito mais cremoso e com um efeito visual surpreendente graças a um processo de produção especial que adiciona ao líquido, além de gás carbônico, nitrogênio. O resultado é um produto mais leve, muito mais cremoso, que, quando colocado no copo produz um efeito visual de cascata que surpreende os consumidores.
2007
● Lançamento dos carrinhos CHOPP BRAHMA (novo modelo de franquia para a venda de chope).
● Lançamento da BRAHMA FRESH, cerveja mais leve, suave e refrescante que a tradicional.
2009
● Lançamento da garrafa de 300 ml retornável.
Os quiosques de 15, 9 ou apenas 4 metros quadrados, são o tipo de franquia mais disseminada – há mais de 190 unidades no país, vendendo, além do chope (claro e escuro), petiscos (amendoim, batata frita e tábua de frios), refrigerantes e água, e produtos da marca, em locais de grande fluxo. O Investimento inicial estimado é de R$ 90 mil (incluindo a Taxa de Franquia de R$ 20 mil). Não há gastos adicionais com o ponto ou com mobília – o quiosque é instalado pronto para funcionar pela BRAHMA. O franqueado deve pagar ainda 7% de seu faturamento bruto para a empresa a título de royalties e taxa de propaganda.
É o tipo de franquia mais popular (em relação ao preço). Há 120 unidades, vendendo chope principalmente na beira de belas praias do litoral paulista. Cada carrinho móvel custa R$ 10 mil, mas o franqueado só fecha contratos de no mínimo cinco unidades.
Existem atualmente 13 unidades no país, onde o consumidor compra chope em barril, aluga chopeiras e outros equipamentos para festa (toda a ambientação e clima de um autêntico boteco) e pode até contratar serviços como de um tirador de chope. São 5 tipos de chopeiras sofisticadas que comportam de 10 a 100 litros cada, dependendo da necessidade do cliente. Para uma pequena festa, por exemplo, pode-se optar por uma Chopeira Caldereta, que vem com gelo, contém de 10 a 30 litros, e conserva o chope por oito horas. Já para um evento maior, a melhor opção é a Chopeira Frescor – a verdadeira chopeira de bar – com 100 litros (320 copos). O anfitrião ainda pode contratar os serviços de um chopeiro da própria loja e montar um autêntico bar em sua casa, incluindo o chope servido em calderetas personalizadas, refrigerantes, cervejas e muito mais. As lojas ainda oferecem a opção Prata, de 30 a 100 litros, elétrica e de fácil manuseio. A BRAHMA empresta ao franqueado todos os materiais que serão alugados. Em troca, o franqueado se compromete a não cobrar o aluguel do consumidor – a receita vem só do chope vendido e dos serviços. As lojas exigem pontos de cerca de 250 metros quadrados, a taxa de franquia varia entre R$ 50 mil e R$ 80 mil.
A marca BRAHMA sempre teve uma comunicação ousada, agressiva e criativa, com ações de marketing únicas. Quem não se lembra do famoso e consagrado slogan “A Nº 1”, lançado no ano de 1991, em substituição ao “Produto de Qualidade”. Rapidamente a campanha se tornou um sucesso e durante oito anos a marca foi conhecida como líder na preferência do consumidor. O craque Ronaldinho foi contratado como garoto propaganda da marca no final de 1997, fazendo parte do projeto para a Copa do Mundo no ano seguinte.
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Além disso, a marca desembarcou em solo francês. No primeiro momento, foram cerca de 1,5 milhão de latas e 800 mil garrafas long neck, que abasteceram hotéis, restaurantes e cafés, além das grandes redes de supermercados. Teve ainda a campanha “Que tal uma Brahma agora?”. No ano de 2004, a campanha mais polêmica, assinada pela agência África de Nizan Guanaes, onde o cantor Zeca Pagodinho, então garoto propaganda e sob contrato da cerveja Nova Schin, estrelou a nova campanha televisiva da marca, causando uma enorme confusão e revoltando o meio publicitário brasileiro. No comercial o cantor aparece fazendo o que sabe. Cantarolando um samba que cita um amor de verão, em referência a sua súbita paixão pela Nova Schin, a canção interpretada pelo sambista diz que a BRAHMA é seu amor de verdade. Ainda neste ano, foi estrelado o comercial, também criado pela agência Africa, para o CHOPP BRAHMA com o slogan “Se o bar é bom, o chope é Brahma”. Atualmente a marca usa o slogan “Brahma. Todo mundo ama”.
A BRAHMA completou 120 anos no mês de outubro de 2008. E para tal comemoração lançou uma enorme campanha, investindo pesado em comunicação para celebrar a data histórica. A campanha inclui um filme de 60, rodado em Porto Alegre, que mostra uma multidão caminhando pelas ruas em direção a um estádio de futebol onde uma “garrafa humana” é montada no gramado – formada por pessoas e coreografada para fazer a “tampa” abrir e a “cerveja” sair pelo gargalo. No site, o usuário podia enviar uma foto sua e fazer parte de uma garrafa virtual que será formada por 120 mil imagens.
Em outra ação a empresa lançou uma coleção de rótulos históricos, mostrando a sua evolução ao longo do tempo. São 11 opções de embalagens (latinhas), com tiragem limitada. Entre as embalagens, o primeiro rótulo da marca, de 1888, que trazia o desenho de uma mulher envolta em ramos floridos de lúpulo e cevada, dois dos principais ingredientes da bebida; e o rótulo de 1911 onde aparecia pela primeira vez a identificação “A Rainha das Cervejas”.
A marca também coloca no mercado uma edição especial da lata de 350 ml e da garrafa de 600 ml com rótulo metalizado e o logotipo dos 120 anos da marca.
Os slogans
O sabor de ser Brahmeiro. (2009)
Z da Brahma todo mundo ama. (2007)
Quarta-feira agora é zeca-feira. (2007)
Brahma. Todo mundo ama. (2006)
Brahma Olé. (2005)
Se o bar é bom o Chopp é Brahma. (2005)
Refresca até pensamento. (1999)
TSSSSS. (1999)
A Nº 1. (1991)
Produto de Qualidade. (até 1991)
Pediu Brahma, pediu bem.
Brahma Chopp, o sabor número.
Sem Brahma não dá.
Brahma Extra, EXTRAORDINÁRIA.
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Fundação: 6 de setembro de 1888
● Fundador: Joseph Villiger, Paul Fritz e Ludwig Mack
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil
● Proprietário da marca: Ambev
● Capital aberto: Não
● Presidente: Luiz Fernando Edmond
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: US$ 883 milhões (estimado)
● Franquias: 310 (quiosques, carrinhos e lojas)
● Presença global: + 30 países
● Presença no Brasil: Sim
● Maiores mercados: Brasil, América Latina e Rússia
● Funcionários: 23.000 (Ambev)
● Segmento: Bebidas alcoólicas
● Principais produtos: Cervejas
● Ícones: Campanhas publicitárias
● Slogan: O sabor de ser Brahmeiro.
● Website: www.brahma.com.br
A marca no mundo
A cerveja BRAHMA é a segunda marca mais vendida e consumida do Brasil (5ª no mundo), chegando a estar disponível em mais de 1 milhão de pontos de venda no país inteiro. É a marca internacional da Ambev, estando presente em mais de 30 países, entre eles a Rússia, quinto maior volume de vendas da marca no mundo (depois de Brasil e América Latina), Estados Unidos, Canadá, Bélgica, França, Inglaterra, Irlanda, Ucrânia, Itália, Espanha, Suécia, Austrália, Nova Zelândia, China e Holanda. Atualmente, o CHOPP BRAHMA é líder de mercado em mais de 90% das cidades no Brasil, estando presente em mais de 650 bares de 70 cidades.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Exame, Veja, Época Negócios e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding e Wikipedia (informações devidamente checadas).
Leia mais: http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/06/brahma-nmero-1.html#ixzz0u67zE0qk
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