Marca da Eurocopa 2012

UEFA Euro 2012 – Marca para campeonato de futebol europeu representa Polônia e Ucrânia

Edição de 2012 da Eurocopa tem marca desenvolvida pela Brandia Central e é baseada nas belezas naturais ucranianas e polonesas.

A Copa do Mundo acabou, mas ainda dá tempo de falar em futebol. E bom futebol! Pois se existe um campeonato que sabe investir em publicidade e design, este campeonato é a Eurocopa. Assim como investe em estrelas para o campo, o futebol europeu também sabe investir em comunicação.

Um exemplo disto é a edição de 2012, que será realizada na Ucrânia e na Polônia, e acabou ganhando a nova comunicação visual desenvolvida pelos designers da Brandia Central.


O presidente da Federação Ucraniana Grigoriy Surkis, o Presidente da UEFA, Michel Platini (C),e o presidente da Federação de Futebol da Polónia Grzegorz Lato (D) apresentam a marca em uma conferência de imprensa.

Explicando um pouco…

A União das Associações Europeias de Futebol foi criada em 1954. Ela é composta de 53 associações européias e está sediada em Nyon, na Suíça. Quase sempre referida pelo seu acrônimo UEFA, organiza várias competições nacionais e em nível de clube na Europa. Além de ser a maior das seis confederações continentais da FIFA (Federation Internationale de Football Association), a UEFA também é a mais rica e mais influente sobre o futebol. Desde 1960, a UEFA  organiza o Campeonato Europeu de Futebol, a cada quatro anos, em diferentes países membros. Em 2000, pela primeira vez, o torneio foi realizado por dois países vizinhos, Holanda e Bélgica. A tendência deu certo, tanto que a última competição – realizada em 2008 – foi compartilhada por Áustria e Suíça. Em 2012 os jogos serão realizados pelos vizinhos Polônia e Ucrânia.

Identidade Visual

O objetivo do logotipo é dar a UEFA EURO 2012 ™, uma personalidade própria, com a identidade visual a ser aplicada através de uma vasta gama de aplicações promocionais (desde ingressos até banners para web). O objetivo é ajudar a promover o torneio – um dos maiores eventos do mundo esportivo – proporcionando uma identidade facilmente reconhecível com um ’sabor’ das nações-sede. O logotipo inspira-se na ‘wycinanka, a tradicional arte de cortar papel praticada em áreas rurais da Polônia e da Ucrânia, como uma homenagem à fauna e flora da região.

O ‘Florescer’ EURO
O logotipo “florescendo” possui uma flor que representa cada um dos países co-anfitriões, uma bola central que simboliza a emoção e a paixão da competição, enquanto o tronco denota o aspecto estrutural da competição, a UEFA e o futebol europeu. A natureza tem inspirado outras características da identidade visual, com o uso do verde da floresta, o amarelo do sol, azul marinho, azul celeste e roxo amora como tons cruciais da paleta de cores para figurar na marca oficial do torneio.

O logotipo oficial e o slogan “Juntos criando história” para a EURO 2012 ™ foram apresentados na Ucrânia e, segundo a UEFA, “o propósito do logotipo é dar à Eurocopa 2012 ™, uma personalidade distinta …”. Em seu discurso, também mencionam que a identidade visual deve ter fácil memorização, além de referências culturais.

Imagem da inauguração ... É impressão minha ou tascaram uma Verdana sobre essa bandeira?!

Para completar o projeto e explicar um pouco mais sobre o conceito da identidade, foi criado o vídeo UEFA Euro 2012: A história da marca. Vale a pena assistir e conferir este ótimo trabalho de design.

Além das cores das bandeiras dos países, simboliza a tradicional arte feita em papel nas áreas rurais dos dois paises chamada ‘wycinanka’, q é um tributo à fauna e flora locais.

Simboliza  o conceito “bloom of football” (o florescer do futebol), “um elemento orgânico e vivo, sempre a crescer, sempre a envolver mais pessoas dia após dia” – Brandia.

A imagem é constituída por uma flor em que surgem representados os países anfitriões de cada lado, enquanto a flor do meio representa a emoção e a paixão associadas à competição de futebol.



A marca assina “Creating History Together” (“Juntos Criando História”) e pretende refletir valores como “excelência”, “Europa”, “festividade”, “autenticidade”, “unidade”, “rivalidade” e “paixão”, de acordo com informação partilhada pela Brandia para os OCS.

“O desafio era juntar a visão da UEFA, o posicionamento da competição Euro e capturar a essência das culturas polacas e ucranianas”, explica a Brandia, adiantando que “o logótipo e a identidade visual foram criados para inspirar e motivar os jogadores, os fãs, a família do futebol e as audiências de TV em todo o mundo”.

A Brandia Central ganhou a marca num concurso internacional que se prolongou por um ano. Valeu o esforço. A marca da EURO 2012 me agrada mais q sua antecessora. É muito mais próxima das pessoas, na minha opinião. Nessa fase de sedes conjuntas, a portuguesa Brandia Central conseguiu trazer para a marca um link entre as culturas da Polônia e Ucrânia.

Um pouco do trabalho de estruturação e manual de identidade pode ser visto aqui

Bom trabalho Brandia!

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