Uma aulinha sobre branding.
Um vídeo muito interessante que explica, de forma rápida, objetiva e bem clara, o que é branding.
Todos os créditos são do Urban Influence , os detentores dos direitos do video. Mas também é preciso agradecer à Bárbara Silva – que fez a tradução – e ao Guilherme A. do Amaral, que fez as legendas e sincronizou no video, que voce pode ver também em nosso canal no Youtube!
É interessante atentar a umas regrinhas básicas de Branding.
A escolha de um nome normalmente se enquadra em algum desses 4 tipos.
O que é, na verdade, um nome vencedor? Um nome que, por si só, atrai negócios.
Criar um nome vencedor exige muito pensar, muito tempo, muito exercício mental e , acima de tudo, muita criatividade. Mas é um dos fatores mais importantes no processo de iniciar um negócio. Começar um negócio com um nome fraco pode ser como jogar golfe com apenas um taco no saco. Você pode até acertar alguns buracos, mas vai ser muito mais difícil .
Como criar um nome vencedor, então, você deve estar-se perguntando. Junte sua família, seus amigos, as pessoas que pensa levar para sua empresa, potenciais clientes e faça um “brainstorming” (uma “tempestade cerebral”, onde tudo é válido) seguindo estas regras básicas:
1. Um nome vencedor tem que ser memorável, fácil de lembrar.
Parece óbvio, mas seus clientes têm que conseguir lembrar o nome de sua empresa. Mas também têm que conseguir encontrá-lo facilmente se precisarem procurá-lo numa lista telefônica, ou na Internet. Portanto, escolher um nome como “Xanamó”, por exemplo, é uma péssima idéia. Pode ser diferente, mas na hora de soletrar será um desastre.
2. Um nome vencedor precisa ter um elemento gráfico.
O que vem à sua mente quando você lê “Xanamó”? Qualquer coisa? A maioria das pessoas não visualiza nada quando ouve este nome que inventei. Mas normalmente nosso cérebro está programado para “ver” imagens quando lemos, ou ouvimos uma palavra. Incorporar um elemento visual ao nome de sua empresa pode ser uma ajuda poderosa para fixá-lo na memória de seus clientes e também funcionar como uma ferramenta de propaganda.
3. Um nome vencedor tem que ter uma conotação positiva
Muitas palavras têm denominação (semântica), que se traduz por sentido literal, e conotação, que representa o sentido emocional. A conotação de uma palavra pode ser positiva, negativa, ou neutra, dependendo das associações emocionais que as pessoas fizerem. Um exemplo clássico está entre a diferença que existe entre as palavras “Mamãe”(que tem uma conotação positiva) e “Mãe” (que tem uma conotação neutra).
O que soa melhor: a torta da mamãe, ou a torta da mãe?
Traduzindo para a escolha do nome de uma empresa, isto significa que ao criar o nome você deve escolher palavras que tenham as conotações positivas que você deseja ver associadas à sua empresa.
Se você estiver começando um negócio de cargas, por exemplo, você nào vai querer um nome como “Pássaro Azul”, que denota fragilidade. Você vai querer um nome que traduza confiança, força. E que visualmente transmita esta idéia.
4. Um nome vencedor precisa incluir informação sobre o que sua empresa faz.
É pouco provável que seu novo negócio venha a transformar-se numa marca internacional e certamente não será instantâneamente reconhecido como a Nike, por exemplo. Portanto você vai precisar incluir no nome pelo menos alguma dica do que faz.
É por isto que se vê tantas empresas de jardinagem que acrescentam “paisagismo” ao nome, ou cabelereiros que escrevem “salão de beleza” depois da marca.
Incluir informações sobre o que sua empresa faz também facilita sua localização em listas telefônicas, diretórios, etc.
5. Um nome vencedor tem que ser curto.
Isto é vital para que seus clientes memorizem o nome de sua empresa e possam repassá-lo a outras pessoas. Mas também é importante para uso promocional. Você vai querer um nome que fique bem num cartão de visitas, num letreiro sobre a loja, num anúncio e até mesmo como um nome de website, mesmo que no começo você não tenha um.
Uma última dica: pense em cores quando estiver escolhendo um nome. As cores serão um elemento importante de seu logotipo e todo o seu material promocional, incluindo seu website e cores têm um forte apelo emocional, também. Vermelho, por exemplo, está associado com agressividade, rapidez, paixão, enquanto que verde é associado com calma, natureza, crescimento, renovação.
E uma última recomendação: escolha pelo menos três nomes vencedores, pois na hora de fazer o registro, com certeza um deles ,( ou dois -senão os três) já estará tomado.
Você que já tem uma empresa, tem um nome vencedor? Parabéns, pois você conviverá com ele por muito tempo e, com certeza, atrairá muitos novos clientes.
” Tudo que é fácil hoje, um dia foi difícil”
Quando terminei de ler essa exelente reportagem sobre escolha do nome certo para sua empresa, de imediato deduzi que essa frase se encaixaria perfeitamente, porque a escolha de um nome é sempre uma tarefa difícil, pois temos que pensar profundamente na escolha, em todos os aspectos que envolve a empresa, seus gostos, o que se deseja alcançar atravéz desse nome, se será atrativo ou não, enfim a escolha de um nome não é simplismente escolher qualquer coisa, depois do dinheiro para montar sua empresa à escolha do nome é a decisão masi importante, pois é no nome da empresa que cairá suas vitórias como também os fracassos, empresas boas com bons produtos não vendem, não se consolidam, não saem do pdv, não se tornam conhecidas muitas vezes direcionado para um nome impróprio, creio que a reportagem forneceu todas as dicas necessárias, porém acho interessante comentar alguns trechos que julgo serem importantes.
O brainstorming ( tempestades de ideias) ou o “toró de parpite” como é chamado em algumas regiões do nordeste do Brasil, é algo inivitável pois o nome já revela que é necessário que pensamos com atenção, usando a criatividade se necessária uma luz de pessoas que estarão ligadas à empresa ou até mesmo inspiração divina, tudo é válido pois a mente de quem tem que decidir um nome para sua empresa realmente causa um brainstorming, como diz o título ” tudo o que é fácil hoje, um dia foi díficil”. Segundo ponto na escolha de um nome que seja lembrado, e sabemos que para lembrarmos de alguma palavra essa deve ser curta, em uma linguagem que faça parte de nossa rotina e que não seja polêmica. Aqui percebo três pontos importantes, um se refere à um nome curto no que a reportagem exemplifica muito bem que funciona como uma boa ferramenta de propaganda e fixa-la na mente dos consumidores. O ponto dois, que refiro-me em uma linguagem que faça parte de nossa rotina, usaremos como exemplo nosso país o o Brasil aqui falamos a língua portuguesa, nosso país possuí uma diversificação de culturas riqusíssima, o que se traduz em diversos sotaques, e formas de se interpretar uma única coisa, por exemplo não se usa o mesmo nome para ladeira no Rio Grande do Sul lá se diz lomba, e não são somente palavras existente que devido a cultura ganharam outro linguajar existe os nomes inventados devido a cultura de suas raízes no Rio Grande do Sul se usa a expressão ” tchê” para se referir à alguém amigo que quer bem, ou se utiliza para cumprimentar, muitas vezes até como substituto para o ponto de exclamação, depende muito do momento que se utiliza o nome, em Minas Gerais ao contrário utilizam a expressão ” uai” que tem o mesmo sentido do “tchê” com algumas ressalvas pois dependem das raízes culturais e do momento emque se utiliza a palavra, assim como a reportagem se refere a “mamãe” e “mãe” a conectividade, a visualização mental quando ouvimos enfim, deve ser uma linguagem que condiz com a língua falada no país e a cultura dos seus futuros consumidores, ok você abre uma empresa no nordeste se fecha somente em ideias relacionadas ao público nordestino, mas e se sua empresa se expandir devido ao sucesso do nome, do produto naquela região? como vai ser aceita e vista para os outros lugares? são muitas cogitações que envolvem à escolha de um nome, assim como deve condizer com a personalidade da empresa e o produto a ser comercializado isso é extremamente importante para também o nome não se tornar polêmico devido a alguma mensagem subliminar ou até mesmo pela difícil compreensão do público. Nomes extrangeiros não são proibidos e acredito que na maioria das vezes até pela língua inglesa estar relacionada a status, se é viável encaixar alguma palavra, alguma chamada, de pacotes oferecidos, de cardápios de produtos vips, ou até mesmo o próprio nome da empresa por que não? apenas tomando o absoluto cuidado para não denegrir a imagem da sua empresa tendo um má interpretação do seu público.
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