É possivel se diferenciar: Sucos Do Bem

Colocar frutas em caixinhas divertidas. Essa é a missão da marca Do Bem, que está mostrando ao mercado brasileiro que é perfeitamente possível oferecer uma solução saudável e prática de sucos de frutas que ainda proporcione uma experiência diferenciada.

A história

A história da marca começou em 2006 quando o administrador de empresas Marcos Leta Leoni, cansado do ambiente corporativo, decidiu acumular conhecimento para produzir um suco de caixinha que não levasse água, açúcar, conservante, nem qualquer outro aditivo. Read More Ou seja, apenas frutas. Para isso, ele visitou os Estados Unidos e países europeus com o objetivo de conhecer a tecnologia utilizada lá fora neste segmento. Com o conhecimento adquirido depois de dois meses de viagem, o profissional aproveitou a abundância de frutas frescas no Brasil e conseguiu criar um suco com a praticidade de uma bebida de caixinha sem perder as propriedades das frutas, tudo para que o consumidor tivesse em casa a experiência das casas de sucos tão tradicionais no Rio de Janeiro.

Foi então que, no ano de 2007, ele lançou no mercado os sucos de frutas naturais Do Bem. A mídia espontânea gerada principalmente por blogs na época do lançamento deu visibilidade e contribuiu para o crescimento da marca. Outro passo importante para o reconhecimento da Do Bem foi seu ingresso nas lojas da rede de supermercados Zona Sul. Para isso, os sucos Do Bem passaram por um teste cego, junto com marcas concorrentes. Para promover a marca nos pontos-de-venda, a empresa contou com ações de amostragem que, não só geravam experimentação, como também comunicavam as propriedades e os diferenciais dos sucos. Outro grande fator inicial de sucesso da marca foi a ausência de fotos ilustrativas de frutas nas embalagens, substituídas por simpáticos personagens.

 

Pouco depois, a mudança das tradicionais garrafinhas para embalagens da Tetra Pak de um litro foi fundamental para a expansão da marca nos pontos-de-venda. O suco de laranja passou de 14 dias de validade para quatro meses, enquanto os outros três sabores (limonada, açaí com morango, maçã e guaraná e mamão com laranja, maçã e banana) conseguiram estender o seu tempo de vida útil para sete meses. Foram cerca de oito meses de testes e pesquisas para conseguir preservar as bebidas com o sabor desejado. A novidade mais recente da marca são as caixinhas na versão de 200 ml, com textos e frases que fogem do comum, como “vai com tudo”, no lugar de “fure aqui”, para manter a característica divertida dos produtos. As novas caixinhas também acompanham a expansão da marca, antes só vendida nos supermercados Zona Sul.

Desde o mês de dezembro de 2009, a marca tem um forte aliado na hora da promoção. É o “Frutomóvel”, um pequeno carro (da marca MINI) com asas e totalmente personalizado que roda o Rio de Janeiro oferecendo degustação e ampliando o conhecimento dos consumidores sobre os produtos e a filosofia da marca Do Bem. Recentemente, a empresa anunciou a intenção de expandir a distribuição de seus divertidos e saudáveis sucos de frutas para São Paulo, Minas Gerais e sul do país. Em poucos anos, a ousadia da marca permitiu a construção de um apelo completamente diferente da concorrência, a partir de cores, ilustrações e linguagens únicas no mercado brasileiro de sucos.

 

Um conceito único no Brasil

O atual sucesso da marca está centrado no conceito e posicionamento único da marca no segmento no Brasil. A paixão da empresa parece ser a busca incansável pelos melhores ingredientes 100% verdadeiros. Desde a fruta fresca, ao processo de fazer o suco, passando pela gentil pasteurização e pela embalagem consciente, a Do Bem respeita ao máximo o direito do consumidor beber o que é puro. Na porta de sua fábrica está escrito “proibido a entrada de conservantes, corantes, anabolizantes e outros antes”. Seus sucos não têm adição de água e açúcar. As frutas são tão selecionadas que a empresa chama de safra e não de colheita. Ao contrário das embalagens de sucos convencionais, o consumidor não vai encontrar em suas caixinhas de sucos, fotos de frutas bonitas retocadas em programas de computador. Ao invés disso, personagens simpáticos e divertidos estampados nas coloridas embalagens. Além disso, as embalagens são totalmente recicláveis e feitas com papel de reflorestamento.

Dados corporativos

● Origem: Brasil
● Fundação: 2007
● Fundador: Marcos Leta Leoni
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil
● Proprietário da marca: Fazenda Do Bem
● Capital aberto: Não
● Presidente: Marcos Leta
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários: 50
● Segmento: Bebidas não alcoólicas
● Principais produtos: Sucos de frutas naturais
● Ícones: As embalagens e o frutomóvel
● Slogan: Bebidas verdadeiras.
● Website: www.dobem.com

A marca no Brasil

Com ações de marketing focadas em mídias digitais e relacionamento, além de embalagens com design diferenciado, a Do Bem conseguiu se destacar e atualmente seus sucos estão presentes em mais de 400 pontos-de-venda do estado do Rio de Janeiro. Em 2009, a empresa produziu em média 800 mil litros de sucos mensalmente.

Você sabia?

● Ás sextas-feiras, todos trabalham de chinelos na empresa. O casual Day, comum entre as empresas, na Do Bem evoluiu e se chama Havaianas Day.

 

A do bem é uma empresa do Rio de Janeiro que tem por objetivo fazer um suco parecido com sua uma casa de sucos, tradicionais no Rio. Apenas com frutas frescas, sem água, sem açúcar, conservantes, corantes e colocar em caixinhas legais

Eles conseguiram esse objetivo através de 4 sabores diferentes de qualidade e uma embalagem que onde é destacada a ilustração dos personagens.

Toda a empresa é focada na saúde e no bem. Eles perceberam que não adiantava buscar as melhores frutas frescas do Brasil, se não se responsabilizarem em ajudar a criar um mundo para elas crescerem em paz, longe de eventos climáticos indesejados.

Para a criação das embalagens eles realizaram o Inventário de Emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa), o cálculo da pegada de carbono, desde a colheita na Fazenda do Bem até a reciclagem.

Através do inventário eles chegaram a conclusão que as embalagens Tetra Pak seria o melhor caminho.

Eles realizaram o Inventário de Emissãoes de GEE (Gases de Efeito Estufa), a pegada de carbono. Esse inventário foi feito pela Cantor CO2, uma empresa que faz estudos sobre as mudanças no mundo.

A Tetra Pak hoje tem uma política de sustentabilidade que vieram de acordo com as necessidades da empresa. 75% dela é feita de papel de árvires reflorestadas com selo FSC. Ela é 100% reciclável, desde que vá para empresas que tenham equipamento para separar o seu material (plástico, papel e alumínio). Além de seu empilhamento no estoque e no transporte ser muito eficiente.

Para ter uma ideia, 1 caminhão de caixinhas Tetra Pak equivale a 28 caminhões de garrafas de vidro vazias. Ao invés delas vierem prontas eles a recebem abertas e é fechada na fábrica.

O resultado do estudo mostra o quando de gases é emitido da produção do suco. Vejam abaixo:

Para que serve uma gravata?
Para isso, Leta enquadrou a gravata, literalmente, e visitou os Estados Unidos e países europeus a fim de conhecer a tecnologia utilizada lá fora. Com o conhecimento adquirido, o profissional aproveitou a abundância de frutas frescas no Brasil e conseguiu criar um suco com a praticidade de uma bebida de caixinha sem perder as propriedades das frutas, tudo para que o consumidor tivesse em casa a experiência das casas de sucos tão tradicionais no Rio de Janeiro.

De lá pra cá, a equipe cresceu e hoje conta com cerca de 12 pessoas que compartilham os mesmos valores da Do Bem. Quem trabalha na empresa, por exemplo, é convidado a enquadrar o que mais detestava em seu antigo trabalho, como Leta fez com sua gravata. Nessa brincadeira, tem até foto de ex-chefe e no site da empresa os internautas podem responder a pergunta “pra que serve uma gravata?”.

Além disso, às sextas-feiras, todos trabalham de chinelos. O casual day – comum entre as empresas – na Do Bem evoluiu e se chama Havaianas Day. Sem um departamento de Marketing, a marca investe em mídias sociais e no relacionamento bem próximo dos consumidores. Muitos deles verdadeiros fãs da Do Bem.

Case Do Bem

Personagens no lugar das frutas
A mídia espontânea gerada principalmente por blogs na época do lançamento deu visibilidade e contribuiu para o crescimento da empresa. Outro passo importante para o reconhecimento da marca foi a entrada nas lojas da rede de supermercados Zona Sul. Para isso, os sucos Do Bem passaram por um teste cego, junto com marcas concorrentes.

Segundo Marcos Leta, dos dois diretores e três consumidores que experimentaram as bebidas na ocasião, quatro preferiram as da Do Bem, o que deu o sinal verde aos produtos. Para promover a marca nos pontos-de-venda, a empresa contou com ações de sampling que, não só geravam experimentação, como também comunicavam as propriedades e os diferenciais dos sucos.

“Quando o consumidor olha para o produto sabe que é diferente, mas ainda não consegue entender o conceito de imediato. Esse é um desafio pra Do Bem. A fruta deve estar dentro da caixinha. Temos que trabalhar nas embalagens o conceito bem-humorado, divertido”, diz Marcos Leta, em entrevista ao Mundo do Marketing, sobre a ausência de fotos ilustrativas de frutas nas embalagens, substituídas por simpáticos personagens.

Case Do Bem

Vai com tudo
A mudança das garrafinhas iniciais para embalagens da Tetra Pak de um litro também foi fundamental para a expansão da marca nos pontos-de-venda. O suco de laranja passou de 14 dias de validade para quatro meses, enquanto os outros três sabores (limonada, açaí com morango, maçã e guaraná e mamão com laranja, maçã e banana) conseguiram estender o seu tempo de vida útil para sete meses. Foram cerca de oito meses de testes para conseguir preservar as bebidas com o sabor desejado.

A novidade mais recente são as caixinhas na versão de 200 ml, com textos e frases que fogem do comum, como “vai com tudo”, no lugar de “fure aqui”, para manter a característica divertida dos produtos. As novas caixinhas também acompanham a expansão da marca, antes só vendida nos supermercados Zona Sul.

“Queremos chegar a quatro mil pontos-de-venda no Rio. É um projeto para os próximos três ou quatro anos. As pessoas precisam entender que o produto é benéfico para elas, que queremos deixar algo bacana para as gerações futuras”, explica Leta.

Os benefícios aos quais o executivo se refere vão desde o fato de que os sucos são feitos apenas de frutas frescas, sem adição de conservantes, à preocupação que a marca tem com a saúde do planeta. No site da Do Bem é possível ler a Pegada Carbônica, estudo da Cantor, e saber qual é a emissão de CO2 da empresa, que promete reduzir o número em 20% ainda este ano.

Case Do Bem

 

Carro personalizado roda pelo Rio de Janeiro
Desde dezembro do ano passado, a marca tem um aliado na hora da promoção. É o Frutomóvel, um carro personalizado que roda o Rio de Janeiro ofecerecendo degustação e ampliando o conhecimento dos consumidores sobre os produtos e a filosofia da Do Bem.

O sucesso é tanto que o shopping Fashion Mall procurou a Do Bem para oferecer os sucos aos seus clientes do estacionamento VIP. A empresa também estará nas praias do Rio de Janeiro. A marca volta a circular com os seus galões de suco pela orla, depois da proibição da comercialização de bebidas em galões durante a operação de choque de ordem na cidade do Rio. Ações como essas ajudam a manter o contato da marca com clientes e prospects.

É exatamente este relacionamento um dos aspectos mais importantes na cultura da empresa. A Do Bem deixa todos os seus canais de comunicação à disposição dos clientes e faz questão de respondê-los de forma pessoal e direta. “Quando comecei a montar a Do Bem, mandei e-mails para todas as grandes empresas como Nestlé e Coca-Cola. Todas as respostas que eu recebia eram automáticas. Não quero que com a Do Bem seja igual. Recebemos muito carinho nestes e-mails, além de reclamações que são muito construtivas”, acredita o fundador da marca. 

 Expansão prevê SP, MG e sul do país
Com planos de expansão para São Paulo, Minas Gerais e sul do país, a empresa já trabalha em soluções para manter o relacionamento estreito com os consumidores, como a reformulação do site nos próximos dois meses, que promete um conceito inovador, segundo Marcos Leta. Além do site, canais como Facebook, Twitter e Flickr também são monitorados o tempo inteiro e seguem o mesmo formato que os e-mails: devem ser respondidos em no máximo 24 horas.

Outra ação importante para a marca são os seus vídeos. O primeiro – que promovia o suco de laranja – fez tanto sucesso que foi escolhido para passar nos intervalos do Reading Festival, no ano passado. O festival acontece na Inglaterra e a última edição reuniu bandas como Radiohead, Arctic Monkeys e Kings of Leo. Criado pelo escritório de design Hardcuore, de Breno Pineschi, em parceria com Rafael Cazes e trilha de João Brasil, o vídeo já foi acessado por mais de 400 mil pessoas na internet.

Já o segundo vídeo da marca promove a versão de açaí com morango, maçã e guaraná. Para este ano estão sendo produzidos novos trabalhos que divulgam os sabores que a marca lançará. Com tanta personalidade, dá até para imaginar a Do Bem como uma marca conceito, que vai além dos sucos. Mas Leta não tem planos de extensão de marca.

“Quando eu olho a Do Bem imagino uma experiência de bom-humor, criativa. Mas o nosso negócio é realmente suco, fruta e bebidas saudáveis. Não pensamos em desenvolver outros produtos. Acho que acaba perdendo o foco. Tem tanta bebida pra criar”, acredita.

E as lojas Do Bem, são um plano? “Sempre tivemos esse sonho, mas é preciso encontrar o ponto certo. Nossa maior fonte de inspiração são as casas de sucos e a praia. É lá que pegamos todas as gírias do site”.

Novidades
Neste verão carioca a novidade são os galões dos sucos Do Bem.
Muito bem cuidado branding da marca
Frutomóvel

Os virais em stop motion feitas pela Hardcuore são incríveis, até Kanye West já elogiou em seu blog!

do bem – Suco de Laranja 100% fruta (MPC de torradas) from Hardcuore on Vimeo.

do bem™ – Açaí Juice 100% fruit (Tic Tic Tac Wafer’s Keyboard) from Hardcuore on Vimeo.

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9 Responses to “É possivel se diferenciar: Sucos Do Bem”

  1. Eu acho curioso raramente se faz referência ao fato da ‘Do Bem’ ter construído seu posicionamento e sua marca a partir do trabalho da ‘Innocent Drinks’.

    Tá certo. A Innocent Drinks não tem atuação no Brasil. Ponto pra Do Bem por se apropriar da idéia, e mais ainda por evoluir por um caminho próprio a parti daí.

    Mas me incomoda especialmente a apropriação de grande parte da linguagem. O posicionamento é idêntico, o discurso, as garrafinhas (hoje não mais usadas), a idéia do nome…tudo muito próximo. Até a história da criação do produto é a mesma – e acredito até que seja mesmo parecida.

    Mas vá lá…Do Bem hoje tem uma identidade própria, muito bem construída.

    Mas por que não assumir a inspiração?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Marmita Ludka #06 - Drops.Ludka - 25. fev, 2011

    [...] Do Bem: design e branding em ação… [...]

  2. clayton - 26. jul, 2014

    [email protected]” rel=”nofollow”>.…

    ñýíêñ çà èíôó!…

  3. alex - 27. jul, 2014

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    good info!!…

  4. Marc - 22. ago, 2014

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    спасибо!…

  5. Carl - 23. ago, 2014

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    спс….

  6. ralph - 23. ago, 2014

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    thank you!…

  7. Tommy - 24. ago, 2014

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    спасибо за инфу….

  8. Ronnie - 26. ago, 2014

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    tnx!!…