Globo News estreia nova identidade visual

Inspirado em canais de notícias internacionais como a CNN, o canal brasileiro Globo News completa – em 15 de outubro – 14 anos de existência.

Parte da Globosat, das Organizações Globo, o canal pago Globo News é o primeiro canal de notícias do Brasil. Precedendo os canais Band News (canal pago) em 2001 – do Grupo Bandeirantes de Comunicação –, e em 2007 o Record News (canal aberto) – da Rede Record.

Globo News figura entre os dez canais mais assistidos da TV paga, sendo o líder de audiência entre os canais de notícias na TV paga, e é uma referência em credibilidade e qualidade de informação. Apesar de ter uma grade padrão, essa pode sumir e dar lugar a cobertura de assuntos urgentes e importantes, como recentemente o resgate dos mineiros no Chile que foi transmitido por cerca de trinta horas.

Com sede no Rio de Janeiro e estúdios em São Paulo e Brasília, contando com cerca de 250 profissionais, atualmente são produzidos 28 produtos, entre programas e telejornais, que compõem a grade de programação, além da reexibição de cerca de 10 programas produzidos pela TV Globo.

O Globo News em Pauta, apresentando por Sérgio Aguiar, é o programa mais novo incorporado à grade, foi lançado em 16 de agosto deste ano.

O Jornal das Dez, sob o comando de André Trigueiro, vai ao ar de domingo a domingo, sempre às 22 horas, e conta com conexões diárias com jornalistas e comentaristas em São Paulo, Brasília e Nova York.

Além das tradicionais edições de meia-hora do Em Cima da Hora, que recentemente se apresentam em edições de uma hora às 10 horas e às 18 horas. E por vezes em edições bem curtas, dando lugar ao Boletim de Notícias.

Para comemorar os 14 anos, na segunda-feira (18) às 6 horas da manhã entra no ar a nova identidade visual do canal, com novo logo, novas vinhetas, novos GCs, novos cenários e até telejornais renomeados.

Como é o caso do Em Cima da Hora, que continua indo ao ar de hora em hora, mas que passa a se chamar Jornal Globo News e ganhará um novo cenário. Além de uma nova bancada, ele terá um espaço para os apresentadores receberem convidados no estúdio. “Procuramos fazer um cenário mais claro e leve e que, ao mesmo tempo, atendesse às necessidades funcionais do canal. Privilegiamos, neste projeto, uma área para fazer entrevistas mais informais, fora da bancada”, explica Alexandre Arrabal, diretor do Departamento de Arte do jornalismo da Rede Globo.

A nova marca e a identidade visual da Globo News partiram de uma pesquisa encomendada à agência F/Nazca há dois anos e foram desenvolvidas por uma equipe da empresa Crama Design Estratégico em parceria com o Departamento de Arte do jornalismo da Rede Globo. Há cerca de dois anos, uma série de entrevistas começou a ser feita com a intenção de traçar o perfil do assinante.

“O maior desafio deste projeto foi, sem dúvida, tentar evoluir um canal que já é um sucesso há 14 anos. Como iríamos mexer em um time tão vencedor? A Globo News é o canal de notícias referência no Brasil, pauta da maioria dos outros veículos de comunicação”, afirma Fernand Alphen , diretor nacional de Planejamento da agência F/Nazca.

O objetivo das mudanças é fortalecer os principais atributos do canal, tornando-o ainda mais vivo, dinâmico e interativo. “O projeto é uma mudança visual profunda, que começou há dois anos, com muita pesquisa e estudo. Formatamos uma identidade visual nova, na qual fica mais perceptível essa linguagem”, disse Carlos Henrique Schroder, que está à frente da Diretoria Geral de Jornalismo e Esporte da Rede Globo.

Segundo o diretor da Globo News, Cesar Seabra, a cobertura jornalística do canal ficará cada vez mais “quente” e próxima do acontecimento. “Estamos sempre inovando. A ideia é mostrar uma notícia ainda mais clara e direta para o telespectador. Queremos explorar os fatos e todas as suas repercussões e consequências”, “O sistema gráfico do canal ficou muito mais bonito, atual e moderno”, explicou César.

“Procuramos fazer um cenário mais claro e leve e que, ao mesmo tempo, atendesse às necessidades funcionais do canal. Privilegiamos, neste projeto, uma área para fazer entrevistas mais informais, fora da bancada”, explica Alexandre Arrabal, diretor do Departamento de Arte do jornalismo da Rede Globo.

O slogan “Globo News. A vida em tempo real.” dá lugar ao “Globo News. Nunca Desliga.”.

Há ainda a preocupação em promover uma convergência entre televisão, internet e celular. Recentemente, além do site ter se tornado informativo, dinâmico e interativo, foi lançando um aplicativo para iPhone e em breve será para Android.

Entretanto ainda não existe nenhuma preocupação com a produção e transmissão de conteúdo em HDTV (alta definição).

Ainda, a quantidade de reprises deve ser reduzida e dar lugar a jornalismo ao vivo.

A direção da Globo News está a cargo de César Seabra, sob o comando de Carlos Henrique Schroder, diretor geral de Jornalismo e Esporte da TV Globo.

O Globo News Especial, no domingo às 23 horas, explica todas as novidades e o processo de mudança. A partir do domingo, campanhas em jornais, revistas, internet, cinema e outros meios começam a ser veiculadas.

Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook Email

No comments yet... Be the first to leave a reply!