Nova marca: 2AB Editora

Novo posicionamento, nova marca e nova loja virtual são algumas das ações da 2AB editora para crescer e se firmar no mercado editorial de design.

A 2AB editora, primeira e única do país especializada em design e que só publica autores brasileiros prevê um crescimento de 45% em 2010, principalmente pela criação da Rede 2AB – http://www.rede2ab.com.br/ – com loja virtual e aumento de títulos em seu catálogo.

EDITORA BRASILEIRA DE DESIGN CRESCE E APARECE

A 2AB, que tem sua sede em Teresópolis, Região Serrana do Rio, passou por uma fusão com a editora ‘Novas Ideias’ em 2007. Desde então, está sendo dirigida pelo designer Vítor Barreto, responsável pelo crescimento e nova postura da editora. “Já nos dois primeiros anos, a fusão rendeu um crescimento de 62% em relação ao ano anterior. Agora, meu objetivo é aproximar ainda mais o leitor dos autores brasileiros de design e permitir a todos maior aceso aos livros”, comenta Vítor.

Visando maior abrangência no mercado editorial nacional, foi criada a loja virtual. Nela é possível encontrar livros de design brasileiro não só da 2AB como de outras editoras, além dos livros importados.

Um blog foi criado – www.rede2ab.com.br/blog, para permitir o diálogo entre autores e leitores. Além disso, a editora procura estar presente nos principais eventos da área de design, criando maior proximidade e conquistando novos leitores.

A 2AB também tem presença garantida nas redes sociais como, Twitter, Facebook, Skoob, YouTube, Orkut, Vimeo, Linkedin e O Livreiro, visando um contato mais regular com a comunidade de designers e estudantes da área.
Para marcar esta nova postura da editora diante do mercado e de seus leitores e autores, foi feita uma mudança na identidade visual. O responsável por esta nova marca é André Beltrão, do Studio Creamcracker. “A essência continua a mesma, mas a nova marca demonstra mais criatividade, versatilidade e organização, assim como este momento da 2AB”, fala Vítor Barreto.

 
Todas essas ações refletem o principal objetivo da 2AB, que é ser mais do que apenas uma editora que publica livros de design. É claro que o livro impresso é parte importante do processo, pois ele possibilita a troca de idéias, fomenta discussões, e permite que a 2AB enxergue a realidade da área com mais propriedade. Com isso, a editora pode propor publicações cada vez mais condizentes com a expectativa dos designers.

ANTIGA IDENTIDADE VISUAL

 
NOVA IDENTIDADE VISUAL E SUAS APLICAÇÕES
 
-  Uso Institucional: Foi priorizada a boa legibilidade sobre diferentes fundos, considerando que a marca será aplicada tanto sobre papéis brancos como crus, kraft, sobre metal, vidro, madeira. A esta versão acrescentou-se a descrição “EDITORA”, considerando que muitas vezes a marca institucional pode ser veiculada em impressos desvinculados dos livros, para públicos que não a conhecem, como em um banner de evento, por exemplo.

 

-  Uso Editorial: Suprimiu-se a descrição “editora” e foram criadas regras que flexibilizam o uso da marca, integrando-a ao contexto dos livros.

  

- Uso em mídias eletrônicas: Acrescentou-se volume à marca, e um campo para descrição da mídia. Ex: “2AB Web”. Esta versão também tem uso flexibilizado e pode ser animada.

 

 

Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook Email

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Nova marca: 2AB Editora | Guia sobre Design -- Topsy.com - 01. nov, 2010

    [...] This post was mentioned on Twitter by Rodrigo Louzada, Luciana M Lacerda and Marcelo Gomes L. S, guiasobredesign. guiasobredesign said: Nova marca: 2AB Editora: Novo posicionamento, nova marca e nova loja virtual são algumas das ações da 2AB editora … http://bit.ly/duRCLM [...]

  2. Edgar - 28. jul, 2014

    [email protected]” rel=”nofollow”>.…

    ñýíêñ çà èíôó!!…

  3. joseph - 23. ago, 2014

    [email protected]” rel=”nofollow”>.…

    сэнкс за инфу!…

  4. angelo - 23. ago, 2014

    [email protected]” rel=”nofollow”>.…

    good info….

  5. Otis - 23. ago, 2014

    [email protected]” rel=”nofollow”>.…

    thanks for information!…

  6. julius - 24. ago, 2014

    [email protected]” rel=”nofollow”>.…

    good info!!…