Lançada 6ª edição do livro “Viver de Design”

Gilberto Strunck atualizou o conteúdo e fez o prefácio da nova edição do livro que é um best-seller em seu nicho
 
A 2AB editora acaba de lançar a 6ª edição do ‘Viver de Design’, de Gilberto Strunck. O livro faz parte da ‘Série Oficina’, que reúne abordagens extensivas do design contemporâneo no que se refere a métodos, sistemas de produção, análise e uso de materiais e prática profissional no Brasil.
 
‘Viver de Design’, lançado pela primeira vez há 11 anos, tornou-se um best-seller no nicho de design e ganha agora versão atualizada e com uma nova roupagem. O novo projeto gráfico foi feito por Carolina Kaastrup e Letícia Melo, do Studio Creamcrackers.
 
O conteúdo está atualizado e o livro está de cara nova, mas a essência continua a mesma, ajudar jovens designers a se inserirem num mercado de trabalho que cresce e se torna mais competitivo a cada dia.
 
Gilberto, de forma clara e prática, dá dicas valiosas e mostra o que é preciso para, realmente, viver de design. A primeira e, talvez, a mais valiosa dica, já é dada no início do livro: “Valorize seu cliente!”.
 
Segundo Strunck, “nós, designers, somos sempre maravilhosos, muito criativos, uns gênios. A matéria-prima de nosso trabalho é a informação, e ela está presente em absolutamente todos os tipos de negócio. Em função disso, entendemos de tudo. Vivemos ligados em tudo de novo que acontece, pois nosso ofício é projetar o futuro. Por isso, costumamos ter nossos egos um pouco inflados, a ponto de achar que volta e meia o Cliente “estraga” nossas ideias. Mas projetar sem Cliente é como futebol sem bola, escola de samba sem bateria ou filme de King Kong sem o gorila. O Cliente é peça fundamental nessa relação. Sem ele, não existe projeto. É ele quem investe em nosso trabalho. Quem nos dá o crédito de confiança no início de um processo que ainda vai demandar muita vontade, tempo e dinheiro, até se transformar em um produto que, vendido, lhe garanta o merecido lucro, realimentando assim toda a cadeia produtiva de nossos serviços” .
 
Essa é apenas uma das muitas dicas e ensinamentos que o leitor vai encontrar em ‘Viver de Design’. Além das relações com os clientes, o livro fala de portfólio, currículo, cartão de visitas, briefing, trabalhar por conta própria, como abrir uma empresa, como cuidar de um time de designers, como colocar preço no seu serviço, como proteger criações, como negociar, como se autopromover, como fazer uma boa proposta, como não perder clientes, entre outros. Enfim, ele abrange todas as situações que fazem parte do cotidiano do trabalho do designer. E, é isso que faz do livro um sucesso por tantos anos.
 
 
 
Prefácio:
 
“De repente, “caiu a ficha”… esta é a sexta edição do Viver de Design. Milhares de pessoas o compraram! Deve tê-las ajudado em suas carreiras, ter sido relevante para as suas vidas.
Este livro nasceu sem nenhuma pretensão, quase que naturalmente. Designado para lecionar uma disciplina sobre a prática profissional, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, verifiquei que à época, 1997, não existiam materiais, relacionados diretamente ao design, que pudessem embasar o curso. Assim, comecei a escrever os textos a serem abordados em cada aula, que depois, em uma nova formatação, resultaram no Viver de Design, publicado pela primeira vez em 1999.
De lá para cá, 11 anos se passaram, e o livro, para minha surpresa, tornou-se um best-seller em seu nicho. Seu sucesso, creio eu, é devido à forma simples e descomplicada como são abordadas questões fundamentais para a inserção dos jovens designers num mercado de trabalho que cresceu muito, mas que também se tornou extremamente competitivo.
Tenho viajado por todo o Brasil, para palestrar sobre design, em escolas e eventos. Uma experiência riquíssima, onde aprendo muito sobre nossa cultura, sobre os diferentes modelos de ensinar e praticar minha profissão. Tenho recebido inúmeros depoimentos de designers, que, iniciando suas carreiras, ou mesmo já mais maduros, com suas empresas funcionando, agradecem-me pelos ensinamentos do Viver de Design. Pessoas que dividem comigo suas vivências e que me emocionam com a generosidade de seus reconhecimentos. Uma grande alegria, pois foi para eles que este livro foi escrito.
Que todos tenham muito sucesso, que vivam de design!”
Gilberto Strunck
 
SERVIÇO:
Livro: ‘Viver de Design’
Autor: Gilberto Strunck
Editora: 2AB (www.2ab.com.br)
Número de páginas: 176
Preço: R$ 39,80

Você poderá comprá-lo nesse link aqui.

Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook Email

No comments yet... Be the first to leave a reply!