Após sucesso na primeira temporada, fotolia lança segunda edição do Projeto Ten no Brasil.

Desafio reúne 12 artistas, com dez temas, durante dez meses e dez PSDs para download

Projeto TEN é uma iniciativa educacional criada para a comunidade gráfica, designers e artistas da era digital que reúne arte e recursos gráficos. Composto por 12 artistas, com dez temas diferentes, dez meses de duração e dez arquivos em formato PSD para download, o projeto visa a aproximar designers iniciantes e profissionais consagrados no mercado.

Todo mês, durante dez meses, os internautas têm direito a baixar gratuitamente, por 24 horas, a obra de um dos melhores artistas digitais da atualidade, podendo aprender e analisar as técnicas usadas nela. Em formato PSD, a obra é feita a partir de imagens do banco disponibilizado pela Fotolia. Os trabalhos, após o período de download gratuito, também ficam disponíveis para venda. Com objetivo de democratizar a arte digital, TEN é resultado da parceria entre a Fotolia e duas comunidades gráficas, Wisibility e Amkashop, além dos parceiros nacionais Grupo PhotoPro, Computer Arts, DesignBlog e Zupi.

A segunda temporada foi lançada no dia 10 de janeiro de 2013, desta vez com artistas internacionais famosos. Para esta etapa, a Fotolia selecionou 12 dos melhores profissionais de criação digital na França, Estados Unidos, Argentina, Brasil, Coreia, Japão, Rússia, Polônia, Espanha, Itália, Inglaterra e Alemanha. Esses autores foram convidados a expressar-se sobre um tema livre e compartilhar suas dicas e segredos com a comunidade gráfica, utilizando fotos do banco de imagens da própria Fotolia. Cada obra virá acompanhada de um vídeo making-of, filmado no país de origem de cada artista e legendado em 12 idiomas, mostrando um pouco do ambiente em que o artista vive e suas dicas de criação. Os nomes dos artistas participantes já estão disponíveis para a comunidade, mas os trabalhos serão divulgados somente na época do lançamento de cada PSD. A novidade desta segunda temporada é que haverá dois artistas ’surpresa’, onde somente sua nacionalidade será revelada até a divulgação do trabalho.

De acordo com o diretor da Fotolia BrasilBruno Barradas, “TEN é um projeto criativo, digital e educacional, que veio democratizar a arte digital. Este projeto permite a qualquer usuário de internet baixar o arquivo original em formato PSD e então descobrir técnicas de trabalho e influências culturais de cada artista e sua obra. Cada usuário pode, portanto, acessar a organização das camadas, elementos gráficos e efeitos de estilo contidos em todos os PSDs e adaptá-los para utilizar em seus próprios trabalhos.

Bruno Barradas

Projeto TEN também recebe o suporte dos parceiros Adobe, Behance e Wacom, além dos nacionais Grupo PhotoPro, Computer Arts, DesignBlog e Zupi. Com mais de 170.000 downloads de PSDs pelo site tenbyfotolia.com, a primeira temporada chegou a receber cerca de 500.000 visitantes.

A sua primeira edição foi concluída com um concurso de proporções internacionais, organizado no Facebook, permitindo que os apaixonados da arte digital pudessem desafiar as obras que os dez artistas participantes criaram para o Projeto TEN. Com mais de 1.200 criações postadas e um alcance de 250.000 pessoas, o projeto impressionou pela adesão e sucesso dentro da internet e mídias sociais. “Com base no sucesso da primeira temporada e com o entusiasmo das comunidades criativas presentes nos cinco continentes, fomos capazes de convidar artistas internacionais este ano, que não só vão partilhar seus segredos de criação, mas também serão embaixadores culturais dos seus países através de testemunhos e suas escolhas criativas”, explica Oleg Tscheltzoff, CEO e co-fundador da Fotolia.

Sobre a primeira edição do Projeto TEN

O Projeto TEN foi lançado em dezembro de 2011 com a finalidade de atingir a comunidade digital, permitindo que o público baixasse gratuitamente os arquivos PSDs criados pelos mais renomados artistas digitais da atualidade. Por dez meses consecutivos, designers gráficos e amantes da criatividade foram convidados a aprender técnicas, dicas e truques especiais para desenvolver ainda mais suas próprias habilidades.

Projeto TEN: http://br.tenbyfotolia.com

Sobre a Fotolia

Fotolia, empresa fundada em Nova Iorque em 2004, é um banco de imagens líder no mercado europeu. Com rendimentos de USD$100 milhões ao ano, a Fotolia está presente hoje em 22 países e com sites traduzidos em 12 idiomas, entre eles inglês, francês, alemão, espanhol, italiano, português, polaco, russo, japonês, turco e coreano. Com mais de 20 milhões de arquivos disponíveis online, em todos os tamanhos, e cerca de quatro milhões de membros desde sua fundação, a Fotolia tem como parceira de investimentos a KKR & Co. L.P., que fez em maio de 2012, um aporte de capital de USD$ 150 milhões para expansão da empresa. São 1,5 milhões dedownloads (arquivos baixados) por mês, e cerca de 900.000 imagens carregadas por mês, aproximadamente 30 mil por dia em todos os países presentes. A Fotolia conta com 250.000 contribuidores no mundo todo, incluindo renomadas agências fotográficas.

Fotolia: http://br.fotolia.com/

Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook Email

Trackbacks/Pingbacks

  1. Timothy - 09. jun, 2014

    [email protected]” rel=”nofollow”>.…

    tnx for info….

  2. Franklin - 29. jul, 2014

    [email protected]” rel=”nofollow”>.…

    ñïñ!!…

  3. Bobby - 22. ago, 2014

    [email protected]” rel=”nofollow”>.…

    благодарствую!!…

  4. marcus - 22. ago, 2014

    [email protected]” rel=”nofollow”>.…

    благодарствую….

  5. tony - 23. ago, 2014

    [email protected]” rel=”nofollow”>.…

    благодарю!…

  6. samuel - 23. ago, 2014

    [email protected]” rel=”nofollow”>.…

    tnx….

  7. jesse - 23. ago, 2014

    [email protected]” rel=”nofollow”>.…

    thanks for information….

  8. Dwight - 23. ago, 2014

    [email protected]” rel=”nofollow”>.…

    спс за инфу!…