Sobre o autor

Em frente às ninféias de Monet
Em frente às ninféias de Monet

Olá!
Sou Eduardo Vieira, designer, nascido no Rio de Janeiro em 1977. Quando pequeno, visitei uma vez o ateliê onde uma tia minha desenvolvia seus projetos em design. Esse primeiro contato, em meio a tintas, lápis de cor, réguas e uma série de instrumentos e objetos que ela usava para dar forma às suas idéias foi fundamental para despertar em mim o interesse por aquilo que eu achava ser apenas uma brincadeira, onde o único limite para solução dos problemas do homem seria a sua própria criatividade. 

 Minhas visitas ao ateliê se tornaram mais freqüentes e, aos poucos, fui entendendo e compreendendo melhor o que se passava lá. 

De lá para cá, meu interesse por atividades criativas, como o desenho, a fotografia, as artes em geral, aplicadas a questões culturais e intelectuais, para geração de soluções e até para o entretenimento só fez crescer. 

A minha concepção de design acabou ficando muito ligada à questão do desenvolvimento de produtos, à metodologia aplicada para resolução de problemas. Ingressei na faculdade em 1995 pensando em fazer Projeto de Produto, porém me defrontei com a amplitude de campos de atuação que o design oferece, tendo a oportunidade de exercitar o projeto em todas as suas variantes, desenhando brinquedos, eletrodomésticos, sistemas de informação, móveis, cartazes e outros. 

Resultado: acabei me apaixonando por completo pela profissão e por seu aspecto multidisciplinar. Em 1999, graduei-me à Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) nas habilitações de Comunicação Visual e Projeto de Produto. 

Desde então exerço a profissão de maneira efetiva, realizando projetos para os mais variados ramos do design, porém meu foco principal voltou-se para internet. 

Trabalhando na web, coloco em prática os conhecimentos adquiridos na faculdade e também mantenho contato com aspectos do design e áreas relacionadas a ele, como a fotografia, o desenho, a imagem em movimento. Suas limitações e, ao mesmo tempo, suas possibilidades se transformaram num vasto campo para desafios e experimentações, onde procuro sempre aliar funcionalidade e coerência à intuição e potencial criativo.  

Acredito que o design deve ser compreendido como uma ferramenta de intervenção. Design é’ projeto, é’ saber lidar com limitações e saber tirar, em meio a elas, a melhor solução. É uma profissão tão glamourizada quanto controvertida, que pode interferir no cotidiano ou influenciar de modo mais duradouro as pessoas. 

Continuo realizando projetos para setores os mais variados, como sistemas de identidade visual, diagramação de livros e periódicos, ilustração e fotografia, porém minha principal atividade hoje se concentra na administração, coordenação de projetos e de design da Tribo 12, empresa da qual sou sócio e onde vocês poderão conhecer um pouco do meu trabalho na área de internet. 

O guia que apresento a vocês é a continuação do excelente trabalho desenvolvido por meu amigo e colega de turma Alexandre Poppe e que originalmente está presente no Projeto Sobresites, no Guia de Design Sobresites. Seu objetivo prossegue, buscando auxiliar designers, estudantes e pessoas interessadas em design a encontrar informações relevantes sobre o tema dentro da vasta quantidade de sites que hoje se dedicam ao assunto. 

A quantidade de projetos que executo desde meu lançamento ao mercado de trabalho me colocou frente aos mais variados setores e áreas do design. O fato de estar trabalhando há seis anos com internet, aliado às minhas constantes pesquisas e buscas de materiais e conhecimento na web conferiu, em paralelo, um considerável conhecimento sobre sites e links relacionados a essas áreas com as quais me deparo profissionalmente, e com as áreas de meu interesse pessoal.

Espero poder manter o alto nível do guia apresentado até então. Desejo que ele lhe seja útil. Conto com a sua ajuda, críticas e colaborações para fazer com que ele possa enriquecer os conhecimentos de todos aqueles interessados em design.
 

Um grande abraço e bom proveito!  

Eduardo Vieira  

  

No comments yet... Be the first to leave a reply!