Design & Emoção

O recente campo do “Design & Emoção”, também reconhecido como “Design Experiencial” e “Design Emocional”, se caracteriza pelo foco na relação emocional dos usuários com o meio projetado e pelo entendimento de que os produtos podem promover experiências agradáveis e evocar sentimentos positivos.A produção teórica e prática no âmbito do Design & Emoção vem sendo conduzida a partir de abordagens teórico-metodológicas e propósitos variados e suscitando interpretações igualmente variadas.As informações a seguir foram organizadas pelo : ) LABMEMO ( : da PUC-Rio e têm como fim apresentar uma visão ampla do Design & Emoção, assim como vias importantes para seu aprofundamento.

LABMEMO
O Laboratório Design, Memória e Emoção da PUC-Rio é um espaço interdisciplinar de ensino, pesquisa e prática projetual, norteado pela idéia de que o Design é um processo intencional capaz de criar formas para promover experiências memoráveis, sentimentos positivos e condutas socialmente responsáveis. O : ) LABMEMO ( : privilegia o método etnográfico e referencial teórico da Antropologia e da Sociologia como meios para estudar a relação das pessoas com o entorno construído e para projetar produtos focados no bem estar coletivo.
Autores do Design & Emoção
Alguns autores que vêm colaborando com aporte teórico, metodológico e/ou prático para o desenvolvimento do campo do Design & Emoção.
Eventos
Alguns eventos ligados ao campo do Design & Emoção já fazem parte do calendário dos pesquisadores e estudantes da área. Destacamos abaixo alguns dos mais importantes:
Outros Sites
Outros sites interessantes ligados a Design & Emoção.

No comments yet... Be the first to leave a reply!