LABMEMO

O Laboratório Design, Memória e Emoção da PUC-Rio é um espaço interdisciplinar de ensino, pesquisa e prática projetual, norteado pela idéia de que o Design é um processo intencional capaz de criar formas para promover experiências memoráveis, sentimentos positivos e condutas socialmente responsáveis. O : ) LABMEMO ( : privilegia o método etnográfico e referencial teórico da Antropologia e da Sociologia como meios para  estudar a relação das pessoas com o entorno construído e para projetar produtos focados no bem estar coletivo.

Coordenadora: Profª Vera Damazio (Doutora em Ciências Sociais)
Profª Carla Dias (Doutora em Artes Visuais)
Bianca Dal Bianco (Mestre em Design)
Cristiane Schifelbein de Menezes (Mestre em Design)

Guilherme Meyer (Doutorando em Design)
Júlia Lima (Mestranda em Design)
Roberto Paes Leme (Mestrando em Design)
Lucas Cunha (Bolsista PIBIC 2005-2006)
Jansen Moreira Pinto (Bolsista PIBIC 2004-2005)
Pablo Dias (Bolsista PIBIC 2002-2004)

Design – A forma das Coisas
A matéria, publicada na revista Super Interessante, traz trechos da entrevista de Vera Damazio sobre os objetos e suas funções não mecânicas como a de mediar relações sociais.
Design e Responsabilidade Social
O artigo de Vera Damazio e Cristine Nogueira, publicado no portal da Fundação Banco do Brasil, ilustra o alcance social do Design e seu potencial de contribuir para o bem estar coletivo.
www.a.site.for.things-that.bring.back.memories
O texto de Vera Damazio e Pablo Dias, publicado nos Anais da Conferência “Designing pleasurable products and interfaces” – DPPI 2003, trata da relação de afeto das pessoas com seus artefatos de memória.
Sociedade e Objetos, as influências de um sobre o outro
O artigo de Guilherme Corrêa Meyer, publicado no P&D 2006, traz uma reflexão sobre a forma como sociedade e objetos influenciam-se mutuamente.
Design em Parceria: reflexões sobre um modo singular de projetar sob a ótica do Design e Emoção
Apresentação da dissertação de mestrado de Bianca Dal Bianco que aborda o Design em Parceria realizado pelo Laboratório de Investigação em Living Design – LILD/PUC-Rio sob a ótica do Design & Emoção. A autora apresenta exemplos de projetos desenvolvidos pelo LILD em parceria com usuários, traz algumas reflexões à luz de autores do campo como Donald Norman e Jorge Frascara e identifica o importante sentimento de co-autoria na relação dos usuários com os produtos que resultam desta prática.
Design & Emoção: sobre a relação afetiva das pessoas com os objetos usados pela primeira vez
Resumo e sumário da dissertação de mestrado de Cristiane Schifelbein de Menezes que aborda a relação afetiva que as pessoas estabelecem com os objetos usados pela primeira vez. A autora ilustra idéias de pensadores do campo do Design & Emoção com relatos levantados em pesquisa de campo e evidencia que os objetos que usamos pela primeira vez evocam sentimentos importantes como o de independência e o de que “estamos crescendo”.
Algumas considerações sobre a relação emocional entre as pessoas e o entorno projetado
O artigo de Vera Damazio, Bianca Dal Bianco, Cristiane de Menezes e Júlia Lima, apresentado no P&D Design 2006 traz uma reflexão sobre a relação emocional dos usuários com o entorno projetado e toma como foco três experiências especiais e distintas de uso.
Design e Emoção: alguns pensamentos sobre artefatos de memória
O artigo de Vera Damazio, apresentado no P&D Design 2006, apresenta alguns resultados de investigação sobre a relação das pessoas com seus artefatos de memória, ou objetos “que fazem bem lembrar” e novos postos de observação do meio projetado.
Carro: palco de emoções
Relatório de Jansen Moreira Pinto, publicado nos Anais do XIV Seminário de Iniciação Científica da PUC-Rio, de investigação sobre a relação emocional das pessoas com seus carros.
Em busca de Situações Sociáveis
Texto de Pablo Dias, apresentado na disciplina “Estágio Supervisionado” do curso de Design da PUC-Rio, que traz reflexões e exemplos concretos do potencial do Design de promover relações sociais e sentimentos positivos.

No comments yet... Be the first to leave a reply!