Editoras

Esta seção é destinada às editoras que investem na área do design, publicando títulos ou incentivando, de alguma forma, o pensamento e disseminação da história, discussões, problemas e idéias da profissão.

MBooks
Os focos editoriais da M.Books, fundada em 2002 pelo editor Milton Mira de Assumpção Filho em continuidade à Makron Books (principal editora de livros técnicos do Brasil e incorporada ao grupo Pearson Education desde 2000) são: Negócios, Saúde e Nutrição, Pais e Filhos e livros de Interesse Geral. Destacamos a seção de Marketing, com ótimos títulos voltados para o design e abordando temas afins como ´marcas´, ´criatividade´, ´licenciamento´, entre outros. Em português.

Editora Blucher

A tradicional editora, que há 55 anos está no mercado de livros técnico-científicos, passa a consolidar sua marca também na área de design.
Em seu catálogo constam livros como: “Introdução a História do Design” de Rafael Cardoso, “Briefing: A Gestão do Projeto de Design” de Peter L. Phillips, “Como se faz” de Chris Lefteri e a coleção “10 Cases do Design Brasileiro” de Auresnede Stephan que já está em seu segundo volume.

Cosac-Naify
A editora investe em sua coleção DESIGN, contemplando monografias e obras de referência em design gráfico e de produto, área em franco crescimento no país e que, no entanto, carece enormemente de bibliografia especializada. O projeto baseia-se em duas iniciativas paralelas: a tradução de obras fundamentais e uma coleção voltada para a história do design gráfico nacional. Com textos históricos, críticos e grande ênfase nas referências visuais, o leitor encontrará bibliografia obrigatória e estudos inéditos. Em português.

VM Editora
A editora Viana & Mosley, fundada em 2001, criou uma linha editorial voltada especialmente para a arquitetura e o design, com o objetivo de divulgar a produção nacional nessas áreas, suprindo, desta forma, uma demanda relacionada a tais temas. Em português.

Taschen
Maravilhosos livros de arte, design, arquitetura, cinema, fotografia… todos tratados e muito bem cuidados com o já conhecido requinte da editora. Em inglês.

2ab Editora Ltda
A editora brasileira especializada em design. Contempla livros de várias áreas, que podem ser comprados pelo site. E em todas as terças-feiras ainda rola a ‘Terça gorda’, com livros em promoção. Em português.

Rio Books
A famosa livraria também apresenta ótimos titulos em design. Ótimo catálogo online, demonstrando a sua conhecida experiência quando o assunto é design, arte, arquitetura, ilustração, fotografia… Em português.

Edições Rosari
Muitos títulos referentes à tipografia e sua história. Especial atenção deve ser dada à coleções ‘Qual é o seu tipo?’ e ‘Textos Design’. Em português.

Thames and Hudson
Títulos clássicos e importantíssimos nessa tradicional editora, uma das referências internacionais. Em inglês.

Livaria Martins Fontes
A livraria também ostenta títulos e ensaios em design, com obras de grande valor para a discussão sobre o ofício. Em português.

Arteccom
A Arteccom tem se destacado nos últimos anos por editar as principais revistas da área de webdesign no país. A Revista Webdesign, uma publicação impressa da editora Arteccom, é o principal veículo de comunicação sobre o design para web no país. Apresenta mensalmente artigos, entrevistas e reportagens especiais e exclusivas sobre a criação e o desenvolvimento de projetos interativos. Em português.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Nova Seção: Editoras | Guia sobre Design - 17. jun, 2010

    [...] Editoras [...]

  2. Tweets that mention http://www.guiasobredesign.com.br/?page_id=417utm_sourcepingback -- Topsy.com - 17. jun, 2010

    [...] This post was mentioned on Twitter by . said: [...]